Chuvas impactam carregamento de açúcar nos portos do Paraná Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

Chuvas impactam carregamento de açúcar nos portos do Paraná

O volume de chuvas registrado no Porto de Paranaguá no último mês de setembro foi 133% maior que em setembro de 2021

O volume de chuvas registrado no Porto de Paranaguá no último mês de setembro foi 133% maior que em setembro de 2021.

A estação meteorológica da Portos do Paraná registrou 225 mm de água acumulada nos 30 dias deste ano, ante 96,3 mm no ano passado.

A chuva teve impacto direto no embarque de grãos, em especial o açúcar.

Em setembro deste ano, 543.748 toneladas de açúcar foram carregadas nos portos de Paranaguá e Antonina. Em 2021, foram 632.383 toneladas.

“Como é feito a céu aberto, o carregamento é suspenso pelo capitão do navio quando chove, para proteger a carga”, explica o diretor de operações da empresa pública, Luiz Teixeira da Silva.

Principal terminal e operadora do produto a granel no estado, a Pasa embarcou 429.857 toneladas de açúcar na modalidade – quase 14% a menos do que era previsto para setembro.

Segundo Osvaldo Inácio da Silva, gerente administrativo e financeiro da empresa, foram cerca de 270 horas de chuva no mês, o equivalente a 10 dias parados na operação.

“A demanda pela commodity segue em alta. Nossa expectativa é embarcar um milhão de toneladas de produto nos próximos três meses”, diz.

Nesta segunda-feira (10), dois navios estão atracados e um está programado para carregar açúcar no Porto de Paranaguá. Onze estão ao largo e doze são esperados para chegar até o final do mês.

De maneira geral, o embarque de cargas pelos portos de Paranaguá e Antonina teve alta de 5% em setembro.

O volume de produtos carregados com destino ao Exterior somou 3.033.720 toneladas, contra 2,8 milhões em setembro do ano passado.

Considerando os dois sentidos do comércio exterior, o volume movimentado pelos portos de Paranaguá e Antonina, neste ano, é praticamente o mesmo contabilizado em 2021 (44.461.024 toneladas).

Sair da versão mobile