Alto padrão deve marcar Final Nacional da Morfologia na Expointer

Neste ano serão 182 animais em pista para disputar grande título de raça CrioulaUm dos pontos altos da Expointer para os criadores da raça crioula é o julgamento Morfológico. Este ano, depois de diversas oportunidades de classificação, entre prévias e passaportes realizadas pelo país, 182 animais chegam à Esteio (RS) em busca do título de grande campeão do evento. A julgar pela qualidade demonstrada nas seletivas, a disputa será em alto nível e não há como definir favoritos para levar a premiação.

O jurado desse ano será o criador bajeense Carlos Loureiro de Souza, que pela primeira vez atuará na final do circuito, o que para ele é motivo de grande expectativa. Sobre o nível do julgamento, Souza reforça que esta será mais uma final que apresentará o melhor da seleção da raça na temporada.

– A cada ano que passa, percebemos que os criadores estão levando a Esteio animais muito bem preparados, e a decisão acaba sendo muito difícil. Espero fazer um bom trabalho.

A Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS), foi a que mais classificou animais neste ciclo da Morfologia. Entre machos, fêmeas e nas prévias, foram dez exemplares que estarão em Esteio. A proprietária, Mariana Tellechea, avalia que o criatório terá uma representação importante no evento deste ano.

– Não é fácil classificar tantos animais como conseguimos – salienta Mariana.

Para ela, o sucesso no número de classificados nas etapas Passaporte reflete um direcionamento do trabalho da Basca em buscar cada vez mais uma qualidade genética dos animais da raça Crioula.

– Não é só o preparo, mas também a qualidade na genética. É preciso fazer o acasalamento correto, a doma correta. É realizado todo um trabalho para se chegar a este nível.

Mariana lembra também o trabalho dedicado da equipe, que tem a frente sua filha, Lila. Para este ciclo, acredita que o grande campeonato da Expointer será de uma disputa acirrada.

– O campeonato de Esteio é muito disputado e concorrido. Mas estamos trabalhando com grande empenho, afirma, lembrando que desde os tempos do trabalho com a BT, que era de propriedade de seu pai, a família já concentra mais de 30 prêmios na Expointer.

Sobre as apostas, a criadora destaca alguns animais como Basca Úrsula, grande campeã e melhor exemplar da raça em Avaré (SP), e BT Decisão II, Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeã e Campeã Égua Menor em Pato Branco (PR). No entanto, avalia que todos os animais classificados pela Basca estão no mesmo nível.

– A fila é muito parelha. É a fila mais importante de animais que já preparamos – diz Mariana.