Feiras e Eventos

Após temporal derrubar estruturas, Cotrijal promete 'melhor Expodireto da história'

Um comunicado divulgado neste sábado tranquiliza os participantes do evento e garante que nenhum evento da programação será alterado

Foto: Facebook/Divulgação

A organização da Expodireto Cotrijal, feira de agronegócios que completa 20 anos em 2019 e é realizada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, divulgou neste sábado, dia 9, uma nota de esclarecimento sobre o temporal que danificou parte dos estandes que já estavam montados para o início da feira, programado para a próxima segunda, dia 11.

Assinado pelo presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o comunicado tranquiliza os participantes e promete “a melhor edição de todos os tempos”.

“Tivemos a ocorrência de avarias em pequenos acabamentos em vários pontos, facilmente recuperáveis. Além disso, três estandes sofreram com danos maiores. Gostaria de tranquilizar os visitantes, associados e expositores. Estamos com nossos colaboradores trabalhando incansavelmente para tudo estar normalizado nos 98 hectares do parque o mais breve possível. As equipes de apoio dos expositores também estão fazendo um belo trabalho”, disse.

Ainda de acordo com a nota, todas as atrações da programação estão mantidas. “Garantimos que até o momento de abrir os portões na segunda-feira, tudo estará pronto para receber os mais de 250 mil visitantes. Estamos prestes a fazer história com a maior edição de todos os tempos. Esta é a força do agronegócio brasileiro. Todos juntos somos fortes”, finalizou.

Veja fotos da destruição provocada pelo temporal:

Como fica o tempo?

De acordo com a Somar Meteorologia, a semana termina com tempo instável e expectativa de chuva em todo o Sul do país. A passagem desta frente fria aumenta o potencial para temporais entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde as pancadas devem vir acompanhadas por descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de ventos acima de 70km/h.

Os maiores acumulados ficam concentrados no Rio Grande do Sul, especialmente na metade sul. A frente fria segue avançando durante o sábado e juntamente com instabilidades no interior do continente, aumenta o volume de chuva e o risco para temporais desde a metade norte gaúcha até interior do Paraná.

Entre Curitiba e o litoral paranaense, a chuva ainda é pouco expressiva. Outro destaque é que após a passagem do sistema frontal, o céu fica nublado, a chuva ocorre a qualquer momento e a temperatura cai em toda a baixa leste gaúcha e sul catarinense. Além da chuva e do tempo fechado, há rajadas de ventos superiores a 80km/h no sul e litoral gaúcho, aumentando também a agitação marítima.

Nova call to action

 

No domingo, a frente fria já se afasta em direção ao oceano, mas a formação de uma área de baixa pressão atmosférica mantém o tempo instável e a chuva sobre a maior parte da região Sul. Dessa vez, o potencial para chuva forte é maior entre o leste de Santa Catarina e o leste do Paraná, mesmo que com acumulados menos expressivos. O céu continua nublado e com chuva fraca a qualquer momento entre o nordeste gaúcho e sul catarinense.

Por outro lado, após o avanço do sistema frontal, o tempo firme volta a predominar na metade sul gaúcha devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. No extremo sul, o céu ainda fica nublado, mas na fronteira oeste gaúcha, o sol volta a predominar entre poucas nuvens.