Setor aguarda anúncio de valores do Plano Safra

Parlamentares se reunirão com ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e com deputados federais do estado de GoiásIntegrantes da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural participam, a partir das 9h deste segunda, dia 13, da feira de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro – Tecnoshow Comigo 2015, em Rio Verde (GO). Kátia Abreu poderá anunciar valores do Plano Safra.

Fonte: Divulgação

Os parlamentares se reunirão, a partir das 9h, com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e com deputados federais de Goiás. Na reunião, os parlamentares discutirão a conjuntura atual do agronegócio e da pecuária no país, analisando as novas tecnologias produtivas e as ações governamentais em prol do setor, especialmente sob o prisma do desenvolvimento sustentável.

A grande expectativa do setor é que Kátia anuncie o volume de recursos do Plano Safra, a ser lançado em junho. O governo já confirmou que haverá aumento nos juros. O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, sinalizou que o aumento de juros do custeio deverá ficar abaixo da taxa Selic,  podendo ficar em torno de 8%

O deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO), que propôs o encontro de hoje, argumentou que a feira está em sua 14ª edição e tem crescido a cada ano, tanto em número de expositores e de comercialização de produtos, quanto em quantitativo de visitantes. Neste ano, o tema do evento será “Luz: fonte de conhecimento, símbolo das inovações, energia que move o mundo é, hoje, a grande preocupação da humanidade”, assinalou.

O evento engloba, além dos principais fabricantes nacionais e internacionais de máquinas, implementos e insumos do agronegócio. A feira terá a participação efetiva de órgãos como Sebrae, Senar, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além das principais instituições bancárias de fomento à produção agroindustrial do país.

Serão mais de 540 expositores, com expectativa de público da ordem de 100 mil visitantes, abordando mais de 100 cursos e palestras sobre os vários temas de interesse agroindustrial. A diversidade é uma marca registrada do evento. Em 2014, foram R$ 1,4 bilhão em negócios e 100 mil visitantes. A organização espera superar esses números em 2015.