Mato Grosso

Mato Grosso: frigorífico em RJ está entre os habilitados para exportar para a China

O anúncio do fim do embargo da China foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta quinta-feira (23)

Além de suspender o embargo à carne bovina brasileira, a China habilitou quatro plantas frigoríficas e autorizou a retomada dos embarques de outras duas plantas, das quais uma está localizada em Mato Grosso.

O anúncio do fim do embargo às exportações de carne bovina ao país asiático foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na manhã desta quinta-feira (23).

Segundo anúncio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, das quatro plantas habilitadas duas são de Rondônia, uma do Espírito Santo e uma do Pará.

Já a autorização para a retomada da suspensão de duas plantas frigoríficas, que estavam suspensas e que vão poder voltar a exportar para a China, uma trata-se do Frigorífico Redentor, localizado em Guarantã do Norte, em Mato Grosso, e a outra um frigorífico de frango no Rio Grande do Sul.

O Frigorífico Redentor, pertence ao Grupo Redenção, que teve seu plano de Recuperação Judicial aprovado há dez dias. As exportações da unidade estavam suspensas pela China desde julho de 2022, por motivos diversos.

Grupo Redenção Frigorífico Redentor volta embarque carne bovina para a China
Foto: Assessoria

Anúncio da China beneficia grupo

O anúncio da retomada dos embarques é visto com bons olhos pelo Grupo Redenção.

De acordo com o advogado da recuperação judicial, Euclides Ribeiro da ERS Advocacia, a aprovação do plano de Recuperação Judicial pela quase unanimidade dos credores colaborou para dar credibilidade ao grupo no mercado.

“Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar para alimentar o mundo e cumprir o plano. Assim que homologado pelo juízo, iremos dar sequência na venda dos dois curtumes e de uma planta frigorífica via UPIs. Além disso, estamos trabalhando com a venda de duas fazendas para pagar credores extraconcursais”, pontua Ribeiro.

Desde a suspensão o frigorífico fez todo o trabalho para atender as exigências legais e sanitárias e assim reconquistar o mercado chinês. Com a volta da exportação, o frigorífico volta a abater em sua capacidade plena, de 600 cabeças por dia e aumentando gradativamente durante seis meses até chegar a 1,2 mil cabeças por dia.

Com dívidas de R$ 270 milhões, o Grupo teve seu plano de recuperação judicial aprovado no dia 13 de março, em Assembleia Geral de Credores (AGC) com 100% dos votos em três classes e 98,6% de votos na quarta classe. O plano prevê a venda de duas Unidades Produtivas Isoladas (UPIs) para pagamento das dívidas da recuperanda.  Entre as UPIs estão o curtume Jangada e curtume Araputanga que servirão também para injetar recursos no caixa da empresa.

boi, integração lavoura-pecuária
Foto: Gabriel Faria /Embrapa

Suspensão de embarques de carne bovina

A China estava sem comprar a proteína desde 22 de fevereiro, quando um caso atípico de mal da vaca louca foi detectado em pequena propriedade no sudeste do Pará.

No primeiro bimestre de 2023 Mato Grosso enviou ao mercado externo 90,62 mil toneladas de carne bovina, sendo a China responsável pela aquisição de 52 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real