Brasília

Cana-de-açúcar de Goiás é destaque em publicação da Secretaria de Agricultura

Boletim oficial traz projeção de crescimento de 2,8% na safra 2022/2023

A produção goiana de cana-de-açúcar deve crescer 2,8%, na comparação com o ciclo anterior, e atingir 72,5 milhões de toneladas na Safra 2022/2023, revelam dados divulgados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, na edição de outubro do boletim oficial Agro em Dados. Confirmada a estimativa, o resultado mantém Goiás como o segundo maior produtor do Brasil. Além da cana-de-açúcar, o boletim traz análises, números e gráficos sobre bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho.

O boletim também aborda números do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. Os indicadores mostram um crescimento do PIB goiano e brasileiro no segundo trimestre de 2022. Na comparação com o mesmo período de 2021, a agropecuária estadual registrou alta de 5,4%. Enquanto isso, o PIB da agropecuária nacional recuou 2,5%.

“Os números do PIB foram bastante impactados pelo desempenho dos grãos, sobretudo da soja, e Goiás se destacou nacionalmente neste quesito. Encerrou o ciclo como terceiro maior produtor de grãos e segundo maior produtor de soja do País”, destaca o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “Fomos menos impactados por fatores climáticos, e soubemos aproveitar o momento”, completa.

Mendonça lembra também que há projeção de aumento da participação goiana no Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária brasileira. Em 2019, o Estado respondia por 8,22% do VBP nacional. Em 2022, o percentual deve chegar a 8,94%. “Isso mostra que estamos no caminho certo. O Brasil é uma potência no agro, e Goiás ganha cada vez mais relevância neste setor essencial”, comemora.

Valor Bruto de Produção de Goiás deve fechar 2022 com recorde

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.