Brasília

CNA, SFB e Embrapa assinam acordo para ampliar o programa PraValer

Iniciativa tem o objetivo de viabilizar a regularização ambiental produtiva de propriedades rurais em todo o país, por meio da convergência entre os setores produtivo e ambiental

Representantes da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) assinaram, nesta quarta-feira (21), em Brasília (DF), um acordo de cooperação técnica para ampliar as ações do programa PraValer.

A iniciativa, lançada no ano passado pela CNA, Embrapa e SFB, tem o objetivo de viabilizar a regularização ambiental produtiva de propriedades rurais em todo o país, por meio da convergência entre os setores produtivo e ambiental, a partir de resultados de pesquisas.

Atualmente, o programa é desenvolvido em municípios do Amazonas, Minas Gerais e Espírito Santo, em áreas piloto, com ações de mobilização, identificação de passivos ambientais nas propriedades selecionadas, execução dos projetos de regularização ambiental (PRA) e monitoramento da recuperação ambiental. De acordo com a CNA, com o acordo firmado, o número de estados atendidos pelo programa será ampliado. Porém, o número de Unidades Federativas beneficiadas não foi informado.

Cooperação

A assinatura do acordo reuniu, na sede do Sistema CNA/Senar, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Pedro Neto, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, representantes da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da KFW Brasil, do Incra, das embaixadas da Alemanha, França, Reino Unido, República Tcheca e Estados Unidos, entre outros convidados.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, afirmou que a parceria “já muito próspera” dará mais força ao Projeto:

O Brasil precisa dar um passo adiante. Vamos viabilizar soluções para os problemas ambientais identificados nesses cadastros. E vamos promover a consolidação do nosso Código Florestal, importante instrumento para garantir a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro.

Implementação dos PRAs

A ideia do PRAVALER é colocar em prática os resultados de pesquisas para auxiliar os órgãos ambientais dos estados e, principalmente, os produtores rurais, a superarem suas dificuldades na implementação dos Programas de Regularização Ambiental – PRAs. O produtor também recebe de forma gratuita, por dois anos, o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, que contribui com a recuperação produtiva da propriedade.

Na oportunidade, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, falou sobre a sustentabilidade da agropecuária brasileira e destacou a importância do produtor rural para o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuem para o crescimento do setor. “Os produtores rurais são os grandes parceiros da Embrapa. São com eles que desenvolvemos as tecnologias que transformaram o Brasil em um país que importava alimentos para ser uma das maiores potências na produção agrícola”, disse.

Para saber mais sobre o PraValer, acesse cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/projeto-pravaler.

Com informações da da Agência CNA de Notícias.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.