Brasília

Flores ameaçadas de extinção são encontradas em Brasília

'Lobelia braziliensis' e 'Anemopaegma arvense' foram encontradas em Parque Ecológico

Espécies da flora do Cerrado, Lobelia brasiliensis e Anemopaegma arvense, conhecida como catuaba, ambas ameaçadas de extinção, foram encontradas no Parque Ecológico do Areal, em Arniqueira, cidade do entorno de Brasília. O fato causou surpresa na área técnica do Instituto Brasília Ambiental e as descobertas constam do plano de manejo da unidade de conservação (UC). O plano de manejo é um documento técnico que, a partir dos objetivos definidos no ato da criação de uma UC, estabelece o zoneamento e as normas que norteiam seu uso.

Além da ameaça de extinção, a curiosidade do achado das flores se deu por não haver registros delas nos poucos estudos já existentes sobre a área. 

Ameaçados de extinção, filhotes de sauim-de-coleira nascem no Zoo de Brasília

Ameaça

A Lobelia brasiliensis, que é uma espécie endêmica do Distrito Federal, foi encontrada tanto no módulo 1 quanto no módulo 2 do Parque Ecológico do Areal. Sua ameaça de extinção ocorre porque ela está perdendo seu habitat. “Com a expansão das cidades, as veredas estão se acabando. Os terrenos são drenados e desmatados, então elas desaparecem”, explica a diretora de Implantação de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Carolina Lepsch.

Por sua vez, a ameaça de extinção da Anemopaegma arvense ocorre porque ela sofre muita predação. “As pessoas fazem a coleta indiscriminada dessa espécie para a produção da catuaba. Foram encontrados dois indivíduos dessa espécie em uma área de Cerrado ainda bem preservado do Areal”, informa Lepsch.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.