Brasília

Fórum em Brasília debate os desafios da agricultura sustentável em larga escala

Produção eficiente e sustentável de alimentos é tema do 1º Fórum Internacional de Agricultura Sustentável

O 4º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável e o 1º Fórum Internacional de Agricultura Sustentável começaram nesta segunda-feira (12) e vão até o dia 14, no Parque de Exposições Granja do Torto, em Brasília. 

Promovido pelo Grupo Associado de Agricultura Sustentável (Gaas), o evento tem como objetivo mostrar o empenho dos produtores rurais para responder à demanda social e econômica por sistemas mais eficientes e sustentáveis de produção de alimentos.

Segundo o presidente do Gass, Rogerio Vian, Brasília foi escolhida para sediar o evento por ser o centro do poder político nacional. 

“Brasília está no centro do Brasil. As decisões sobre políticas públicas saem todas daqui. A gente consegue trazer autoridades que podemos influenciar positivamente para criar políticas públicas para o setor”, explica. 

Também entrará na discussão os desafios da implementação de modelos sustentáveis de produção de alimentos em larga escala. Os fóruns têm como objetivo mostrar para produtores que já existem técnicas para produzir de forma sustentável em grandes quantidades, como explica Rogério. 

“Hoje a gente consegue fazer agricultura orgânica em larga escala. Hoje temos mais conhecimento, mais técnica, mais informações do que a gente tinha a 5 anos atrás. Então, desmitificou muito. Já temos várias ferramentas que permitem que o sistema funcione”, conta.   

Ecossistemas 

O primeiro dia do evento foi aberto com a palestra do especialista norte americano Richard Escoe, da Bio-style Gardens, que apresentou aos produtores rurais alternativas para criar e estabelecer ecossistemas escaláveis e biologicamente diversos que melhoram a produção e a segurança de alimentos. 

Já no fim do dia, a segunda palestra magna, com André Santos, do Centro de Oncologia Integrativa e Prevenção, abordou o tema “Faça do seu alimento seu remédio”. Os visitantes presentes puderam acompanhar um histórico da medicina e como a tecnologia foi fundamental no desenvolvimento da produção e qualidade dos alimentos.

Para o coordenador do Programa Nacional de Bioinsumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alessandro Cruvinel, debater esses temas fortalece a agricultura sustentável e eficiente.  

 “Um evento como esse fortalece um movimento que já está acontecendo, o movimento de organização dos agricultores para fazer uma produção cada vez mais sustentável e com mais tecnologia. Trazer esses temas para debate mostra que é possível produzir de forma eficiente e que proteja o meio ambiente”, comentou.