Política

FPA quer Conab no Ministério da Agricultura

'Usaremos toda articulação possível para manter preservada a estrutura', diz o novo presidente da FPA, deputado Pedro Lupion

O desmembramento do Ministério da Agricultura e a mudança de gestão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Plano Safra foram alguns temas da primeira reunião do ano da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que aconteceu nesta terça-feira (7), em Brasília (DF).  

A reunião, que marcou a transmissão do cargo de presidente da FPA do deputado Sérgio Souza (MDB-PR) para o deputado Pedro Lupion (PP-PR), contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Segundo Lupion, a FPA já está trabalhando na elaboração de emendas à Medida Provisória, editada pelo presidente Lula, que fez mudanças administrativas no governo federal, como a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e a retirada da gestão da Conab do Ministério da Agricultura

“Não é uma questão ideológica, é sim uma questão técnica. […] O agro precisa ser respeitado. Ser respeitado é ter um ministério da Agricultura forte, que consiga congregar todas as áreas do agronegócio brasileiro”, diz. 

“Como faremos um Plano Safra sem a Conab, órgão que pensa o agro? Usaremos toda articulação possível para manter preservada a estrutura”, complementa. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que também é membro da FPA e agropecuarista, afirmou que as mudanças são motivo de preocupação para o setor. 

“Tanto a Conab quanto o Plano Safra nos preocupam muito. A gente está falando de uma mola propulsora, de geração de divisas, de produção de alimentos, que precisam ter, com todo respeito, uma previsibilidade. Toda mudança gera expectativa e esse assunto será debatido com naturalidade, a partir do momento que a matéria venha ao plenário”, afirma Lira.   

O presidente da Câmara destacou algumas das pautas ligadas ao agro e enfatizou que os temas  defendidos por cada segmento, e que forem realmente importantes, receberão a devida prioridade.

“Nós tivemos, no mandato passado, três projetos tidos como prioritários: licenciamento ambiental, regularização fundiária e o autocontrole. Todos foram votados na Câmara, ainda no primeiro semestre”, destaca o presidente da Câmara.

A reunião também marcou a transmissão do cargo de presidente da FPA do deputado Sérgio Souza para o deputado Pedro Lupion.

“Aprendi com o Nilson Leitão, com a Tereza Cristina, Marcos Montes, Homero Pereira, e outros tantos colegas. Vimos tramitar pautas que não tramitavam há décadas, como no caso dos pesticidas e agora passamos a liderança para o Pedro Lupion, que tem no sangue a política voltada ao agro, que é o pilar econômico e social do brasil”, diz Souza.