Brasília

Goiano conquista recorde após pescar pirarara de mais de 1,4 metro

O peixe foi fisgado no Rio Xingu, em uma terra indígena, em Mato Grosso

O empresário goiano Antônio Pedro conquistou o recorde mundial de pesca esportiva após pegar uma pirarara de mais de 1,4 metro e cerca de 70 quilos. O peixe foi fisgado no Rio Xingu, em uma terra indígena, em Mato Grosso, em um projeto de pesca esportiva legalizado.

Segundo Antônio, a busca pelo recorde ocorreu por quase dez anos. O pescador conseguiu o feito no dia 22 de agosto do ano passado. No entanto, o recorde foi reconhecido dois meses depois pela International Game Fish Association (IGFA).

A pirarara é um bagre nativo das bacias do Rio Amazonas, Tocantins e Araguaia. Segundo o pescador, ele já chegou ao local da pesca sabendo o peixe que precisava fisgar.

De acordo com Antônio, o recorde anterior também pertencia a outro brasileiro, porém, as dimensões do peixe eram bem menores, já que pesava cerca de 40 quilos e tinha 1,3 metro. Ou seja, setenta centímetros e 30 quilos a menos.

Regra

Antônio conta ainda que precisou seguir diversos critérios para alcançar o recorde mundial. Segundo ele, as condicionantes são complexas e não basta apenas pescar o animal: é preciso medir, pesar e registrar cada momento e sem a ajuda de terceiros. Ainda de acordo com ele, as medições devem ser feitas em locais planos e sem água.

Os equipamentos utilizados também devem seguir as normas exigidas pelos órgãos mundiais de pesca esportiva.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.