Brasília

Hortas escolares do DF garantem alimentação saudável e consciência ambiental

Em 2022, o Programa de Agricultura Urbana atendeu 127 escolas públicas e creches, impactando mais de 60 mil alunos

O Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF nas escolas públicas e creches conveniadas do Distrito Federal atendeu, em 2022, 127 instituições, impactando mais de 60 mil alunos em toda a região. O objetivo do projeto é garantir, com a instalação de hortas, alimento saudável, consciência ambiental e práticas pedagógicas lúdicas aos alunos.

O  Projeto de Hortas Urbanas faz a entrega de insumos (adubos e sementes) e ferramentas, bem como presta orientações técnicas para implantação e manutenção dos espaços. O projeto também executou em instituições de ensino a instalação de 60 sistemas de captação de água das chuvas e uma instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia solar.

Na horta é possível encontrar ervas medicinais, hortaliças e frutas. Erva cidreira, hortelã, capim santo, boldo, vinagreira, tomate, manjericão, cebolinha, coentro, salsinha, acerola, pitanga e couve são alguns dos itens produzidos e que são usados na alimentação da comunidade escolar. O excedente é vendido aos pais dos alunos e professores para incentivar o empreendedorismo como atividade pedagógica aos alunos maiores e com mais capacidade cognitiva. 

Produtores de hortaliças do DF doam excedentes da produção 

Projeto

A instalação e a revitalização de hortas urbanas iniciaram em 2009, com recursos oriundos de emendas parlamentares. Em 2012, o então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome firmou convênio com a empresa com o mesmo objetivo. Atualmente, a parceria entre o Ministério da Cidadania e a Emater-DF, por meio do Programa Plataforma + Brasil, beneficia 127 instituições da rede pública de ensino e creches conveniadas em todo o DF.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.