Brasília

Queridinha ou vilã: veja os benefícios da uva-passa

O fruto que gera polêmica é um alimento livre de colesterol e gordura

Com as festas de fim de ano se aproximando, a polêmica de uva-passa começa a entrar em pauta. Por ser tão famosa, a fruta se torna a grande questão das ceias natalinas e divide opiniões: ter ou não ter no cardápio? Mas o fato é que o ingrediente, que aparece nas receitas natalinas, traz benefícios à saúde.

A professora e nutricionista Bruna Zacante explica que o ingrediente é rico em fibra e tem propriedades que ajudam na prevenção de doenças. 

“Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, a uva-passa ajuda no funcionamento intestinal e proporciona maior sensação de saciedade. Além de ter propriedades antiinflamatórias e antibacterianas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares”, pontua a nutricionista.

Com benefícios para diversos sistemas integrados do corpo humano, Bruna Zacante, traz outros destaques da uva-passa:

  • Regulação intestinal: por terem fibras, as uvas-passas contribuem para o processo digestório e têm efeito laxativo, auxiliando para quem tem intestino preso. Além disso, ela favorece a absorção de nutrientes e ajuda na eliminação de toxinas e radicais livres, que podem piorar a constipação. Uma porção de 40 gramas de uva-passa tem 1,5 grama de fibras — o equivalente a 6% das necessidades das mulheres e 4% da dos homens;
  • Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico: a uva-passa também é rica em vitaminas de complexo B e minerais como o ferro, essenciais para prevenção de anemia. A fruta também possui o cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas. Por fim, tem arginina e ajuda no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal-estar;
  • Atua na proteção contra doenças do coração: uvas-passas ainda são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação;
  • Colabora com a prevenção do câncer: por ter antioxidantes que agem contra os radicais livres, elas ajudam a evitar agentes correlacionados ao surgimento de tumores.
uva-passa
Foto: Mapa
  • Age contra infecções: os chamados fitonutrientes polifenólicos estão presentes na fruta e possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam na redução de febres e ação de bactérias.
  • Trabalha no cuidado dental: um dos seus componentes é o ácido oleanolico, que atua contra cáries, sensibilidade e fragilidade dentária ao impedir o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo tártaro. O ácido ainda é útil contra o mau hálito. Além disso, por ser rica em cálcio, fortalece os dentes e seu esmalte.
  • Dá mais energia ao corpo: a frutose aumenta o nível energético e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes. Com isso, aumenta-se o rendimento físico em atividades do cotidiano.
  • Fortalece os músculos: o potássio também ajuda na melhor contração dos músculos e do sistema nervoso. Quando unido a uma quantidade moderada de sódio otimiza o processo de hipertrofia.
  • Fortalece dentes e ossos: o cálcio e o ferro não só ajudam os dentes, como também os ossos a ficarem mais fortes e resistentes. Além disso a uva-passa tem boro, que auxilia na composição óssea.

Vinhos e espumantes brasileiros recebem mais de 700 prêmios 

Produção de uva-passa 

No Brasil, a produção de uva-passa ainda é pouco explorada. Para se ter uma ideia, de acordo com o Ministério da Agricultura de janeiro a novembro de 2021 o país comprou 20,3 milhões de toneladas da fruta. Desse total, mais de 90% vieram da Argentina. 

Para se comercializar a fruta não é muito diferente da tradicional, até porque a uva-passa é feita dos cachos de uva que não atingem o padrão de qualidade para exportação in natura. E para a comercialização isso pode ser uma vantagem, pois de acordo com a Embrapa o valor agregado pode chegar a valer 30% mais que as frutas frescas. 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.