Mato Grosso

NOAA aponta pouca precipitação de chuva para Mato Grosso, diz Imea

Vazio sanitário da soja encerra dia 15 e Imea mantem projeção de rendimento em 58,58 sacas por hectare para Mato Grosso

A contagem regressiva para o plantio da soja 2022/23 em Mato Grosso começou e os olhos dos produtores seguem mirados para o céu. Levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revela que diante um cenário de incertezas quanto ao clima as projeções de rendimento seguem em 58,58 sacas por hectare. Modelos do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) apontam poucas precipitações.

As projeções para o ciclo 2022/23 divulgadas nesta segunda-feira (05) em nova estimativa de safra não trouxeram modificações em comparação a anterior, de acordo com o Imea. Assim, a intenção de área foi mantida em 11,81 milhões de hectares.

Contudo, o clima incerto no estado não deixa de trazer preocupações, em especial na reta final do vazio sanitário da oleaginosa.

Soja
Foto: Embrapa Soja

Segundo os dados do TempoCampo/Aproclima, as chuvas para o acumulado dos próximos 30 dias podem ficar de 25 a 50 mm em todas as regiões do estado, com maiores volumes nas regiões noroeste, norte e parte do médio-norte. A confirmação desse cenário poderá auxiliar o desenvolvimento inicial das plantas e favorecer a janela de cultivo para as culturas de segunda safra”, traz o Imea.

Apesar de tal projeção, o Instituto revela que os modelos do NOAA trazem atenções para a primeira quinzena do mês. Segundo a instituição ligada ao governo estadunidense, as projeções apontam poucas precipitações, principalmente no período que antecede o vazio sanitário.

“É importante citar, que as chuvas neste período são fundamentais para o início da semeadura e favorecimento do cultivo da segunda safra, conforme foi visto no ano passado, quando foram observadas boas precipitações neste período, o que resultou no adiantamento do cultivo e da colheita da soja em Mato Grosso”, pontua o levantamento de safra.

Alta na produção é devido a área

As perspectivas de rendimento nas lavouras de soja permanecem em 58,58 sacas por hectare para a safra 2022/23, indicando um recuo inicial de 1,26% em relação aos rendimentos da safra 2021/22.

O Imea também manteve a produção da estimada em 41,51 milhões de toneladas de soja, representando uma alta de 1,62% ante a safra 2021/22. Tendo como o incremento de 2,92% na área ante a safra 2021/22 como principal motivo para a projeção.