NA EXPOLONDRINA

FPA Itinerante discute crise no campo, marco temporal e invasão de terras

Projeto de descentralização lançado em Londrina terá próximas edições em São Paulo (Ribeirão Preto), Tocantins, Bahia e Mato Grosso

lançamento da FPA Itinerante na ExpoLondrina
Foto: Giovani Ferreira/Canal Rural

Foi lançada nesta quinta-feira (11) na ExpoLondrina, feira agropecuária que acontece no Paraná, a FPA Itinerante, o projeto da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que pretende levar os parlamentares da bancada ruralista para a base da representação do setor. A primeira edição do circuito contou com a presença de deputados federais e profissionais de diversas assessorias técnicas da entidade.

O deputado federal pelo Paraná, Pedro Lupion (PP), afirmou que a proposta é percorrer o país para mostrar a realidade da legislação em relação a diversos temas de interesse do produtor rural, como questões ambientais, fundiárias, energia e tantos outros assuntos pertinente ao setor. Segundo o parlamentar, a intenção é falar do dia a dia da FPA na defesa dos interesses do produtor e do agronegócio, como os recentes episódios do marco temporal, em uma vitória que mobilizou toda a sociedade.

Presente no evento, o presidente da Câmara dos Depurados, Arthur Lira (PP-AL), lembrou que os ruralistas compõem a maior bancada do Congresso Nacional. Disse que como integrante desse grupo e também membro da FPA, tem atuado como interlocutor dos produtores nas demandas que envolvem Parlamento e Poder Executivo. E que todas as demandas legítimas e representam o interesse da sociedade tem rendido grandes embates, onde prevalece a democracia. Ele também falou sobre o que chamou de “batalha do Marco Temporal”, que envolveu ou três poderes constituídos, onde entre decisões, sanções e derrubada de vetos, foi preservado o princípio da segurança jurídica.

Para o presidente do Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar), José Roberto Ricken, essa descentralização da FPA vem em momento importante para o país e para o agronegócio.

“Estamos discutindo o novo Plano Safra, com propostas que envolvem diretamente o Congresso Nacional e que pode ser histórico em termos de volume de recursos,” disse a liderança. Ricken destacou ainda que a iniciativa é uma demonstração de prestígio e valorização da FPA para com o produtor rural.

A agenda política institucional da FPA Itinerante foi seguida de três painéis técnicos. Os temas foram: Invasão de terras é crime – a reforma agrária legal; Marco temporal – um direito não sobrepõe os demais; Crise no agro – novos desafios do seguro rural.

O primeiro FPA Itinerante contou com pelo menos 29 parlamentares entre deputados estaduais, federais e senadores e reuniu público de 400 pessoas. As próximas edições serão em Ribeirão Preto (SP), Tocantins, Bahia e Mato Grosso.