Política

Fávaro diz que visitará Agrishow 'em próxima oportunidade'

O ministro da Agricultura disse que foi 'desconvidado para evitar algum mal-estar' com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro

Nesta quarta-feira (26), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falou que não vai participar da edição deste ano da Agrishow, a maior feira de agronegócio da América Latina, que acontece entre os dias 1º e 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Segundo Fávaro, ele foi ‘desconvidado’ pela organização do evento para participar da abertura, que terá a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A organização do evento ofereceu a Fávaro a opção de participar no segundo dia para evitar um mal-estar com a presença do adversário político do presidente Lula.

Fávaro afirma que ‘entendeu o recado’ e optou por não comparece.

“Sem nenhum rancor, compreendo as entidades. Eu fui desconvidado talvez para evitar algum mal-estar. Foi pedido se não seria melhor eu ir no dia 2. Eu entendi o recado, compreendo. Em outra oportunidade, eu visito o Agrishow com muito carinho. Tudo no seu tempo”, disse o ministro.

O ministro enfatizou a importância de superar a atual polarização política e buscar a paz. Para isso, defendeu que é necessário olhar para o futuro e compreender que as eleições já passaram.

Ele lembrou que em 2026 haverá outra eleição, na qual todos terão o direito de escolher seu candidato. Contudo, neste momento, é preciso concentrar esforços no trabalho e em soluções para os desafios enfrentados pelo país.

“Acredito que é importante olharmos para frente e trabalharmos pela pacificação do país, mantendo uma postura de paz e tranquilidade. Compreendi que a realização de um evento político na abertura da feira poderia gerar animosidade entre os presentes, e por isso concordei em adiar minha participação para outra oportunidade”, afirmou.

“No entanto, gostaria de deixar claro que isso não afetará meu comprometimento com o meu papel como ministro. Continuarei trabalhando com afinco e dedicação em prol do desenvolvimento do setor agrícola e de todo o país. E, certamente, terei prazer em visitar a Agrishow em uma outra ocasião”, complementou.

Presidente da Agrishow nega desconvite

O presidente da Agrishow, Francisco Maturro, negou que tenha “desconvidado” o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para a abertura da feira ou mesmo que tenha sugerido que Fávaro participasse do evento no dia seguinte para evitar eventual constrangimento pelo encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

“Eu convidei o ministro para que ele permaneça em Ribeirão Preto no dia 2 de maio, quando terá uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Se ele quiser ficar lá (na feira) todos os dias, terá tapete vermelho”, afirmou Maturro. “Jamais cometeria a deselegância de desconvidar alguém”, reforçou.