Agricultura

Plano diretor hídrico livrará o Paraná da seca, diz governador

Carlos Roberto Massa Júnior foi ao Show Rural Coopavel e também contou sobre visita à Ásia para iniciar comércio de carne suína do estado

O governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, esteve presente na feira Show Rural Coopavel, nesta quarta-feira (8), em Cascavel. Para ele, o agronegócio é o pulmão do estado. “Possivelmente teremos a maior safra paranaense da história neste ano, logo após uma grande quebra que sofremos pela seca entre 2021 e 2022”, destacou.

Sobre o déficit hídrico que afeta o estado e toda a Região Sul, especialmente em anos de La Niña, o chefe do executivo afirmou que pretende estruturar um plano diretor para entender a capacidade e carências de água paranaenses para os próximos 30 anos.

“Queremos ter gerência e inteligência sobre este recurso que é primoridial para o nosso agronegócio. Seremos o primeiro estado do Brasil a ter um plano diretor hídrico para saber para quem e para quantos podemos dar outorgas de um rio, como melhorar as nossas nascentes e como manter cada vez melhor as nossas bacias e micro-bacias hidrográficas e, assim, ajudar os produtores a superarem a seca”.

Área do Paraná livre de febre aftosa

Durante a visita à feira, Massa Júnior também salientou que uma área livre de febre aftosa sem vacinação foi consolidada no Paraná após quase 30 anos.

“Estou indo em março para o Japão e Coréia do Sul, juntamente com algumas cooperativas de nosso estado, para abrir espaço para a carne suína produzida aqui. Já somos um bom vendedor de carne de frango, mas queremos ser, também, de porcos. O mercado de carne suína e bovina serão ótimas formas de trazermos dinheiro de fora para o Paraná”.

Segundo ele, o agronegócio é um dos principais impulsionadores para o crescimento do estado, que atualmente é o quarto mais rico entre os entes da federação, tendo, recentemente, ultrapassado o Rio Grande do Sul.

“Estamos nos aproximando do Rio de Janeiro em consumo de energia elétrica. As forças da agroindustria paranaense e do setor industrial têm impulsionado o estado e dado sinais de que estamos nos aproximando do terceiro e segundo colocados em relação ao PIB nacional”, disse o governador.