Açúcar: Bolsonaro afirma que Brasil terá cota extra de 80 mil t no mercado dos EUA

Presidente usou redes sociais para comunicar o resultados das negociações entre os dois países no setor sucroenergético

O presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais nesta segunda-feira, 21, a informação de que o governo dos Estados Unidos comunicou o Itamaraty de que o Brasil receberá uma cota adicional de 80 mil toneladas de açúcar no mercado americano.

“Trata-se já do primeiro resultado da recém-abertas negociações Brasil-EUA para o setor de açúcar e álcool, conduzidas no Brasil pelo MRE [Ministério das Relações Exteriores] “, diz a publicação.

O texto informa ainda que a cota para o açúcar brasileiros nos EUA passará de 230 mil para 310 mil toneladas. “Por lei, beneficiará exclusivamente os produtores do Nordeste”.

Na semana passada, o MRE divulgou uma declaração conjunta com o governo dos Estados Unidos em que informam que os dois países decidiram realizar “discussões orientadas” para chegar a um “arranjo” que aumente o acesso ao mercado do etanol, no Brasil, e do açúcar, nos Estados Unidos.

Na ocasião, o governo brasileiro anunciou a renovação da cota de importação do etanol dos EUA de 187,5 milhões de litros sem tarifa por 90 dias.