Agricultura

Argentina: projeto quer eliminar retenciones nos grãos em áreas afetadas pelo calor

Projeto apresentado por deputados quer reduzir as tarifas de exportação da soja e do milho até o final de 2022

Deputados argentinos que fazem oposição ao governo apresentaram um projeto de lei que propõe a eliminação das retenciones (tributos sobre exportações) da soja e milho que estão dentro das áreas declaradas de Emergência Agrícola devido à seca e à última onda de calor.

A iniciativa busca reduzir para 0% as alíquotas de exportação de soja e milho, com vigência até dezembro de 2022, e convida as províncias a reduzir a carga tributária sobre o setor produtivo com redução de tributos como Lucro Bruto, Selos e Taxas.

seca, argentina

O projeto reproduz dados da Bolsa de Valores de Rosário (BCR) que indicam que o estresse hídrico no verão fez com que as projeções de safra de soja e milho caíssem para 9 e 8 milhões de toneladas, respectivamente.

“A perda de receita líquida do setor produtivo já chega a US$ 2.930 milhões, o que resultará em menos fretes, menos serviços financeiros e de corretagem, menos consumo. No total, o impacto na economia argentina é estimado em US$ 4.800 milhões , ou 1% do seu PIB potencial”, alerta o projeto.