Café

Projeto Tribos: empresa lança cafés especiais produzidos por indígenas

Além de focar na produção de grãos de alta qualidade, a iniciativa do Grupo 3Corações também busca valorizar o trabalho dos índios

O Grupo 3Corações, uma das maiores empresa de café do Brasil, lança na próxima quinta-feira, 12, cafés especiais cultivados por indígenas. O evento será transmitido pelo canal da marca no YouTube, a partir das 19h.

Segundo a empresa, cerca de 35 anos atrás, o café foi plantado pelo homem branco nas terras indígenas Sete de Setembro e Rio Branco, que ficam nas cidades de Cacoal e Alta Floresta D’Oeste, em Rondônia. Depois que as terras foram demarcadas e devolvidas aos índios, eles se dedicaram ao cultivo do grão.

Em 2018, o Grupo 3Corações conheceu essa história, interessou-se e começou um trabalho de empreendedorismo social, batizado de Projeto Tribos. A iniciativa tem três pilares, de acordo com a empresa: protagonismo do indígena, proteção da floresta e produção de café de alta qualidade.

“Com esta visão única e com objetivos claros, iniciou-se então um projeto em prol de valorizar o trabalho dos indígenas cafeicultores, trazer diversidade para cadeia do café, promover novas experiências com raros cafés especiais 100% robusta amazônico, gerando assim valor a todos os envolvidos, da produção ao consumo, por meio de uma iniciativa a favor da convivência harmônica entre o cultivo de café, o protagonismo do indígena e a floresta amazônica”, diz a empresa, em nota.

O projeto foi idealizado em parceria com Fundação Nacional do Índio (Funai), Embrapa Rondônia, Câmara Setorial do Café, Emater-RO, Secretarias de Agricultura de Cacoal e Alta Floresta, Consultoria Agrocaf, além das cooperativas indígenas Garah Itxá, Coopaiter, Doá Txatô e Coopsur.