Agricultura

Canal Rural e TV Brasil se unem para dar protagonismo ao produtor rural brasileiro

Cooperação entre os canais vai ampliar a contato do público com o agronegócio; acordo é iniciado com exibição do programa Agro Nacional no Canal Rural

O Canal Rural está iniciando uma parceria com a TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), passa a produzir e exibir os conteúdos do programa Agro Nacional. Exibido originalmente na TV Brasil, o projeto agora ganha um aliado para mostrar aspectos importantes do setor, como tecnologia e sustentabilidade.

Os episódios semanais abordam questões do campo e serão transmitidos no Canal Rural a partir do próximo domingo (10), às 6h da manhã e na TV Brasil, às 9h.

Por meio da parceria, o público poderá contar com toda a expertise do Canal Rural, uma das maiores plataformas de comunicação especializada em agronegócio do país, para trazer conteúdos pautados nas principais editorias do cenário agro, como sustentabilidade, pecuária de corte, aves e suínos, soja, milho e tecnologia.

“Vai falar com o produtor rural? Sim, o produtor vai se enxergar [nessa programação]. Mas o público urbano, que nunca pisou numa fazenda, vai poder enxergar uma janela para o interior do Brasil”, afirma o CEO do Canal Rural, Julio Cargnino.

Protagonismo ao produtor rural

“Nossa intenção é dar cada vez mais protagonismo ao produtor rural, que está em plena transformação, adotando práticas sustentáveis. O setor é um dos principais a serem desenvolvidos para ajudar a frear as mudanças climáticas que assolam não só o país, mas o mundo. Somos parte da solução e estamos com muitas iniciativas que já demonstram resultados importantes na mitigação de gases do efeito estufa. Agora, com o programa Agro Nacional, poderemos mostrar ao público mais amplo tudo o que está sendo desenvolvido no campo nos últimos anos”, afirma a diretora de produto e programação do Canal Rural, Jaqueline Silva, que também estará à frente do programa na apresentação.

Já para o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Valente, o agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e precisa ser cada vez mais propagado entre a população. “Somos referência em produtividade, tecnologia, inovação e gestão de produção. E há quem diga que o Brasil irá alimentar o mundo. Por isso essa parceria é tão importante. Junto com o Canal Rural, veículo que tem a missão de noticiar o agronegócio 24 horas por dia, vamos difundir por meio da TV Brasil e Rede Nacional de Comunicação Pública o potencial do setor de maneira dinâmica e interessante, sempre com foco no nosso telespectador com conteúdo relevante e de qualidade”, afirma.

Programa Agro Nacional

O Agro Nacional traz o universo do campo hoje para a telinha. Com entrevistas, reportagens e dados atualizados, a produção da TV Brasil aborda temas que envolvem a cultura rural de maneira simples e com linguagem acessível a todos os públicos.

Em quadros variados, a atração da emissora pública exibe matérias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de parceiros como o canal Vale Agrícola e das emissoras afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

Com uma perspectiva que abrange as peculiaridades das diferentes regiões do Brasil, o programa discute assuntos diversos como tecnologia 4.0, alimentos orgânicos, economia baseada no agronegócio, gastronomia, sustentabilidade e também aspectos sobre a cultura e a produção agrícola.

A atração ainda destaca as agendas dos principais eventos do setor que movimenta milhões de reais no país. O Agro Nacional também mostra os índices e tabelas de preços que regulam o mercado produtor brasileiro.