Agricultura

Agricultura familiar: eventos promovem tecnologias que diversificam culturas

Projeto visa a implementação de ações de sustentabilidade nas lavouras

Nos próximos dias 1º e 2 de fevereiro (quarta e quinta da próxima semana), no município de Magalhães de Almeida (MA), a Embrapa Cocais em parceria com a Ambev, a Cooperativa dos Produtores do Tabuleiro de São Bernardo e o governo estadual irão promover dois eventos para mostrar soluções tecnológicas sustentáveis que contribuam para a diversificação de culturas na agricultura familiar, geração de renda e segurança alimentar.

+ Ciência pode ser usada no combate à fome, diz ministra

De acordo com as informações da Embrapa, um deles é o dia de campo Manejo do Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar (Criaf), que será realizado na manhã do dia 1º de fevereiro e será voltado para assistentes técnicos, professores, estudantes, extensionistas e produtores familiares.

Agricultura familiar

Agricultura familiar
Foto: Mapa

Segundo o coordenador do evento, o analista da Embrapa Cocais, Carlos Santiago, o objetivo é mostrar que o Criaf envolve o cultivo das culturas alimentares do arroz, feijão, milho e mandioca em consórcio. Sobretudo com possibilidade de rotação de culturas como práticas de sustentabilidade ambiental e segurança alimentar para o desenvolvimento da agricultura familiar do Maranhão.

“É um policultivo das culturas mais produzidas pelos agricultores familiares para consumo familiar e comercialização in natura ou processados e subprodutos. Esse conjunto tecnológico que compõe o Criaf representa tecnologias sustentáveis que fazem parte das soluções para redução do fogo na agricultura, no combate à pobreza e redução da fome, por meio da produção diversificada de alimentos”.

A tecnologia da Embrapa Cocais será tema da palestra “Manejo do Criaf – Consórcio e rotação de culturas – fatores para a diversificação e obtenção de altas produtividades com as culturas alimentares da mandioca, arroz, feijão e milho”, a ser ministrada por Santigo.

O evento trará ainda o tema “Projeto Ambev – Parceria, ação social e benefícios para o produtor”, a serem abordados pelas palestrantes Antônia Daniela (Ambev) e Suzane Bittencourt Lopes (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural/Agerp).

Antônia Daniela, engenheira agrônoma, fará apresentação das metas de sustentabilidade da Ambev, focando em ações desenvolvidas nas comunidades parceiras do Projeto Magnifica do Maranhão e o impacto positivo gerado com o projeto de pesquisa em parceria com a Embrapa Cocais. “O objetivo desse trabalho é contribuir com uma agricultura mais inclusiva e sustentável”.

Suzane Lopes, engenheira agrônoma e extensionista da Agerp, trabalha diretamente com os agricultores da Cooperativa do Perímetro Irrigado onde existem os trabalhos da Ambev com a Embrapa Cocais.

Ela vai tratar da comercialização de mandioca para Ambev e benefícios e oportunidades que os agricultores tiveram a partir desse processo. “Também irei falar sobre a melhoria na produção no campo para se adaptar ao que a Ambev exige em termos de qualidade da matéria-prima. E ainda sobre o trabalho da Agerp dentro do perímetro com os agricultores da cooperativa e associação existente no local, experimentos instalados, projetos e resultados”.

Mecanização na cultura da mandioca

mandioca, fécula
Foto: Embrapa

No período da tarde do dia 1º de fevereiro e durante todo o dia 2 de fevereiro, será a vez do segundo evento, a ser realizado na Cooperativa dos Produtores Rurais do Tabuleiro de São Bernardo, no Povoado Alto Alegre: o curso “Mecanização na cultura da mandioca”, uma das atividades do projeto de pesquisa da Embrapa Cocais/Ambev. Entre os participantes, assistentes técnicos, professores, estudantes de ciências agrárias, extensionistas, agricultores familiares. O instrutor é o professor Marcos Roberto da Silva, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Entre os temas a serem abordados estão sistema mecanizado de produção de mandioca, noções sobre conservação do solo e da água na produção de mandioca, sistemas de manejo – convencional e conservacionista. Além disso, durante todo o segundo dia do curso, será a parte prática. Os participantes farão seleção de material propagativo para plantio mecanizado, regulagem e manejo de plantadora adubadora, aplicarão implementos agrícolas para manejo fitossanitário, manejo de plantas daninhas e adubação de cobertura e implementos auxiliares para a colheita.

“Vou apresentar o estado da arte de máquinas agrícolas empregadas na produção de mandioca, desde implementos de plantio mecanizados a manuais, bem como conceitos de conservação do solo e da água e técnicas utilizadas no sistema de produção de mandioca. É de suma importância o preparo de solo de forma correta, as regulagens da quantidade de fertilizantes e sementes por área e detalhes na prática do plantio mecanizado, bem como do material propagativo para o plantio e estabelecimento da cultura. Todos esses passos facilitam o tempo de plantio e de colheita e reduzem o custo de produção. É o diferencial do manejo mecanizado”, afirma Marcos Roberto.