Agricultura

Fertilizantes: entregas no Brasil devem crescer quase 2% em 2020

Expectativa acontece pela projeção de área recorde plantada com milho safrinha; entregas devem se aquecer neste primeiro trimestre

fertilizantes insumo NPK
Queda dos preços internacionais dos fertilizantes ao longo do segundo semestre de 2019 corroborou para a formação de estoques domésticos confortáveis. Foto: Daniel Popov/ Canal Rural

As entregas de fertilizantes no mercado brasileiro devem crescer 1,9% em 2020, para 36,9 milhões de toneladas, estima a consultoria INTL FCStone. A perspectiva leva em conta a projeção de uma área plantada recorde para o milho safrinha 2019/2020. 

As entregas devem ficar mais aquecidas no primeiro trimestre do ano, especialmente de nitrogenados e potássicos, em virtude da semeadura do cereal. Quanto ao volume a ser importado de adubos, a consultoria projeta queda de 4,2% comparação anual, para 27 milhões de toneladas. Em 2019, a importação atingiu recorde, com 28,1 milhões de toneladas adquiridas do mercado externo. 

“A queda dos preços internacionais dos adubos ao longo do segundo semestre do ano precedente corroborou para a formação de estoques domésticos confortáveis, com os agentes aproveitando as menores cotações para assegurarem carregamentos antes da temporada de adubações”, observa a analista de inteligência de mercado Gabriela Fontanari. 

A consultoria acrescenta que a paralisação da operação da Mosaic no ano passado também contribuiu para maior importação de adubos, cenário que deve ser normalizado neste ano.