Agricultura

Nuvem de gafanhotos: Argentina tenta realizar novo combate aéreo

Insetos foram encontrados na estância Che Mbae, mesma área onde, desde domingo, 5, os técnicos suspeitavam que os gafanhotos haviam pousado

Gafanhotos
Foto: Hector Emilio Medina/ Reprodução Twitter

Técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) localizaram, na tarde desta quarta-feira, 8, a posição da nuvem de gafanhotos que desde junho circula pela província de Corrientes, na divisa com o Brasil. Os insetos foram encontrados na estância Che Mbae, na mesma área onde, desde domingo, 5, os técnicos suspeitavam que os gafanhotos haviam pousado, dentro do departamento de Curuzú Quatiá.

— Senasa Argentina (@SenasaAR) July 9, 2020

Os agentes do Senasa chegaram ao perto das 15 horas, com ajuda de pessoal da fazenda, e conseguiram ainda mapear o perímetro ocupado pela maior parte dos insetos. A fazenda conta ainda com uma pista de aterrissagem, que foi colocada à disposição do Senasa pelo proprietário. Isso para uma eventual operação aérea contra os insetos.

Agora, os técnicos do órgão federal devem avaliar junto com a Diretoria de Produção Vegetal de Corrientes as condições para uma aplicação aérea contra dos gafanhotos, que deve levar em conta fatores como a vegetação densa em parte da área.

As baixas temperaturas dos últimos dias na região são o principal fator que tem feito a nuvem ficar estacionada. Por isso, a expectativa é de que os técnicos definam logo os próximos passos para resolver o problema.

Deslocamento dos gafanhotos

Nesta quarta, o chefe do Programa Nacional de Gafanhotos do Senasa, Hector Medina, publicou no Twitter um vídeo que mostra o deslocamento doa nuvem desde 21 de maio. Confira!