Milho

Embrapa: região Sul lidera produção de milho orgânico no Brasil

Estudo aponta áreas de destaque para a produção de milho orgânico no Brasil com objetivo de facilitar o acesso dos agricultores ao cultivo do grão

Um estudo levantado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta um aumento na produção de milho orgânico no Brasil, alta de 90% em 2020 quando comparado ao ano anterior. A maior parte da produção nacional do grão está concentrada na região Sul, liderando com 56% da produção do país.

milho orgânico
Foto: Leonardo Rocha / Embrapa Divulgação

Para apurar as informações sobre a produção de milho orgânico no Brasil a Embrapa baseou-se em dados do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O milho representa uma cultura importante para a alimentação humana e animal, e a tendência por um consumo alimentar consciente tem implicado uma demanda muito maior do que a oferta. Porém, são escassas as informações nacionais conjuntas sobre a localização geográfica dos produtores de milho orgânico no Brasil, por isso, fizemos esse levantamento em nível nacional”, explica a pesquisadora Elena Charlotte Landau, da Embrapa Milho e Sorgo.

“Existem regiões com maior concentração de produtores. A identificação das áreas pode subsidiar a reunião dos agricultores em associações ou cooperativas que possam auxiliá-los no escoamento dos grãos e no acesso às pesquisas aplicadas”, diz a pesquisadora Mônica Matoso Campanha, da Embrapa Milho e Sorgo.

Ainda de acordo com Elena, em janeiro de 2021, o CNPO contabilizou um total de 22.427 produtores cadastrados no Brasil. Deste número apenas 6.860 apresentam cadastro para produção de milho orgânico, sendo que a maior parcela dos produtores estão localizados na região Sul atingindo 56,76 % (3.894 produtores). Em seguida, vêm as regiões Sudeste, com 23,98% (1.645 produtores), e Nordeste, com 13,95% (957 produtores). Nas regiões Centro-Oeste e Norte foram identificados menos de 5% dos produtores de milho orgânico cadastrados no País (respectivamente 3,83% e 1,47%, equivalentes a 263 e 101 produtores).

No estado do Paraná, onde se concentra a maior produção de milho orgânico, acontece provavelmente por motivos históricos de incentivos públicos e privados nas últimas décadas, como a atuação da Emater-PR, resultando no progressivo aumento da demanda por produtos mais saudáveis a preços compensatórios.

Produção de milho orgânico no País - Foto: Elena Charlotte Landau
Produção de milho orgânico no País – Foto: Elena Charlotte Landau

A proximidade de grandes mercados consumidores de produtos orgânicos, a organização dos agricultores em associações ou cooperativas de produtores rurais e o desenvolvimento de técnicas adaptadas para a região Sul, como plantas de cobertura de inverno diversificadas, também contribuíram para a concentração no Paraná”, diz o pesquisador Walter Fernandes Meirelles, da Embrapa Milho e Sorgo.

Esse tipo de estudo pretende contribuir e facilitar o acesso dos agricultores a tecnologias para sistemas orgânicos de produção.