Milho

Falta de umidade pode prejudicar milho segunda safra em parte do país

Segundo a meteorologia, áreas que já não estão com bons índices hídricos devem receber pouca chuva nos próximos 30 dias

A segunda safra de milho pode sofrer com falta de umidade em parte do país, de acordo com a previsão do tempo. Além de março e abril terem sido marcados por chuvas irregulares em algumas áreas, a tendência é que as precipitações diminuam no Centro-Oeste. “O safrinha deste ano pode ser safrinha mesmo”, diz o meteorologista Celso Oliveira, da Somar.

Segundo dados da Somar Meteorologia, existem áreas do Sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul com 20% de umidade no solo. Para elas, o volume previsto até quarta-feira, 22, é de apenas 20 milímetros.

Projeções da somar que levam em consideração os índices atuais e as projeções de chuva entre 17 e 23 de abril apontam que boa parte de Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul podem ter queda de 10 pontos percentuais na umidade.

Previsão do tempo para 30 dias

O município de Sapezal, em Mato Grosso, deve receber 49 milímetros de chuva entre 17 de abril e 17 de maio. “A partir do dia 27, a tendência é de precipitações cada vez mais esparsas, com longos períodos de tempo seco”, diz a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.

Já Rio Verde (GO) terá 10 dias chuvosos neste mesmo período, acumulando 40 milímetros. Boa parte do volume deve ser registrada nos próximos dias.