Agricultura

Oferta de crédito é tema do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias

Evento de dois dias em Campinas (SP) reúne representantes do setor que tem 5 mil empresas agropecuárias e agrega mais de um milhão de cooperados

Opções de crédito em tempos de oferta restrita e cara. Esse foi um dos principais temas do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca 2022), realizado em Campinas (SP) nesta terça (28) e quarta-feira (29).

O cooperativismo no Brasil já é um modelo consolidado. Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), existem quase 5 mil delas funcionando no país. No ramo do agronegócio, são exatas 1.173 cooperativas, agregando mais de um milhão de cooperados e 224 mil empregados.

O Enca 2022 reuniu a maioria delas em dois dias de evento. Os números traduzem a importância desse setor para o agronegócio brasileiro.

Um dos temas mais importantes abordados foi a disponibilidade de crédito. Com a oferta cada vez mais restrita e cara, as cooperativas têm um papel importante para ajudar o produtor.

Por meio de palestras e painéis, as principais instituições contaram suas histórias e seu desempenho. O objetivo foi o de compartilhar conhecimento, experiências de cada modelo de gestão para que todos possam avançar no resultados e evoluir coletivamente