Agricultura

Raízen espera reduzir em 20% uso de fertilizantes nesta safra

Para alcançar esse objetivo, empresa pretende elevar o uso de vinhaça e torta de filtro em 80% na safra 2022/23

A Raízen pretende elevar o uso de vinhaça e torta de filtro no manejo dos seus canaviais de 60% das suas áreas cultiváveis na safra passada para 80% na safra atual 2022/23, que começou este mês. Para a temporada seguinte, a expectativa é se aproximar dos 100%. Com isso, a partir desta safra, a companhia já deve reduzir em 20% o uso de fertilizantes em suas operações agrícolas e em 3% a pegada de carbono.

A vinhaça e a torta de filtro são subprodutos da produção de açúcar e etanol. A torta é rica em fósforo, com capacidade de suprir toda a demanda da companhia pelo nutriente. Já a vinhaça substitui o potássio. O nitrogênio – outro nutriente da sigla NPK – está presente tanto na vinhaça quanto na torta, mas não em volume suficiente para abastecer toda a demanda da cana, portanto a companhia ainda precisará usar um complemento mineral.

cana-de-acucar, raízen
Cana-de-açúcar. foto: arquivo/canal Rural

A Raízen conseguiu também fazer um sistema para uso da torta de filtro compostada – enriquecida com microorganismos e minerais – em parte dos seus canaviais. Embora tentativas de reduzir a dependência de fertilizantes estejam em voga no momento em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia, o investimento da empresa já vem de antes e não se deve ao conflito.

O diretor Agrícola da Raízen, Ricardo Lopes, afirma em nota: “a Raízen entende que a melhor utilização dos resíduos garante mais eficiência aos processos. A inovação e a sustentabilidade são valores com os quais fomentamos cada vez mais o conceito de economia circular, que prevê a reutilização, recuperação e reciclagem daqueles resíduos que são inevitáveis em nosso processo produtivo”.

Na safra 2020/21 de cana-de-açúcar, que terminou em março do ano passado, a aplicação de vinhaça fez com que a Raízen pudesse reduzir em 35 mil a 40 mil toneladas o uso de fertilizantes em suas áreas cultivadas.