Agricultura

Tratoraço contra aumento de ICMS em SP é mantido, diz Faesp

Segundo a Federação de Agricultura do estado, alguns itens que afetam diretamente os custos de produção continuam com alíquotas mais altas

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 6, que suspendeu o aumento de ICMS sobre insumos agropecuários. Porém, na nota, o Executivo não menciona a elevação das alíquotas sobre diesel e energia elétrica. A agropecuária paulista tem alertado que esses dois itens têm grande impacto sobre os custos de produção, sendo usados ao longo de toda a cadeia produtiva.

Por conta disso, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) divulgou nota dizendo que o tratoraço previsto para esta quinta-feira, 7, a partir das 7h, está mantido.

“O governo do estado atendeu parte das propostas do agronegócio, mas outros pleitos importantes ficaram de fora: energia elétrica, leite pasteurizado e hortifrutigranjeiros, esses dois últimos fundamentais nas cestas básicas. Esses aumentos no ICMS ainda causam grandes impactos no agronegócio paulista, principalmente para os pequenos produtores rurais, que representam 78% do estado, e para a sociedade como um todo”, diz.

O tratoraço será realizado em mais de 300 cidades paulistas, e reunirá mais de 100 sindicatos rurais, associações e cooperativas, segundo a entidade.