Diversos

Agro passa por um processo de transferência de poder, diz Alexandre Garcia

Se no passado o setor respondia por 10% do PIB, hoje as exportações garantem mais uma alta para a economia brasileira, destaca o comentarista

Ao fazer uma análise do momento do agronegócio brasileiro nos últimos anos, o comentarista Alexandre Garcia destacou que atualmente está ocorrendo uma transferência de poder para as mãos do produtor brasileiro.

“Durante décadas o setor esteve para baixo, quando no passado, representava 10% do PIB no passado, agora representa ¼. O agro garante o PIB brasileiro, que deve crescer 5,2% neste ano, conforme o FMI. O setor exportou mais, garantindo o superávit na balança comercial, o que dá tranquilidade para a balança de pagamentos do Brasil”, pontua.

Ainda na opinião do comentarista, diante do crescimento do setor produtivo, o êxodo rural foi invertido. Com isso, mais jovens estão interessados em permanecer na zona rural.

“Os jovens estão mais interessados, procurando especializações. Toda uma cadeia de conhecimento que está ligada a esse novo agro, que vai desde o agro digital a cálculos espaciais com o uso de drones, bioquímica, manejo de florestas, muitas ações que estão atraindo os jovens para essa nova realidade”.