Diversos

Alexandre Garcia: Brasil precisa debater autossuficiência na produção de fertilizantes

Segundo o comentarista, o presidente Jair Bolsonaro está preocupado com os impactos no mercado de fertilizantes que são importados

Em conversa com o presidente da República, o comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, disse que Bolsonaro está preocupado com a questão dos fertilizantes importados.

“A China está com problemas nos produtos fosfatados e nitrogenados e isso pode trazer uma série de problemas. Primeiro para o uso interno desses produtos. Depois há a questão do preço e terceiro uma questão que pode ter um uso político, pois ano que vem é ano de eleição e se agro se der mal é um grande ponto de apoio do presidente”, diz Garcia.

Na avaliação do comentarista, o cenário conturbado na oferta de fertilizantes mostra que o Brasil deve ter mais autonomia na produção do insumo. “Um país desse tamanho com tantas riquezas, tanto mineral, será que não temos jazidas de nitrogênio, fósforo e potássio? Será que procuramos o suficiente? É preciso debater a autossuficiência dos fertilizantes para que o agro continue com sua autoprodutividade”, finaliza.