Diversos

Agro se destaca em soluções para mitigar emissão de gases do efeito estufa

Plantio direto e integração lavoura-pecuária floresta são apenas algumas das técnicas desenvolvidas para conter emissões

O principal indicador de sustentabilidade são os gases de efeito estufa, causadores das mudanças climáticas. Nesse contexto, muitos setores têm buscado mitigar a pegada de carbono na cadeia de produção, e no agronegócio não é diferente.

Desde a Revolução Industrial, a humanidade já liberou muito mais gases de efeito estufa do que a atmosfera conseguiria absorver, principalmente pela queima de combustíveis, como carvão e o petróleo.

Segundo relatório do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o volume de gases do efeito estufa acumulado na atmosfera passa de 2,3 trilhões de toneladas e vem aumentando, pois o mundo emite 50 bilhões de toneladas. O desafio, agora,  é zerar as emissões e recuperar a poluição que vem sendo acumulada há séculos.

A grande maioria das emissões de gases do efeito estufa está presente no setor de energia, com 72,9%. A título de comparação, a agropecuária no mundo inteiro soma 11,8% das emissões, seis vezes menos.

A produção agrícola brasileira já apresenta algumas soluções para mitigar esses gases. Entre elas destaque para o plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, insumos biológicos, integração lavoura-pecuária floresta.

A adoção dessas novas tecnologias é vantajosa para o produtor, pois melhora a qualidade do solo, reduz os custos de produção e ainda garante mercado para o Brasil e exterior.