Diversos

Simepar emite alerta para geadas em lavouras de café do Paraná

Diante do alerta para geada, a recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas, destaca o Simepar

A formação de geadas devem atingir regiões produtoras de café no Paraná na madrugada de segunda, 19, terça, 20 e quarta-feira, 21. O alerta é do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Segundo comunicado divulgado pelos órgãos, diante do alerta para geada, a recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos — lavouras novas e viveiros —, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.