Diversos

Alexandre Garcia: Agro é fundamental na pandemia e não merecia cortes no Orçamento

De acordo com o comentarista, é “inexplicável” que recursos sejam reduzidos para um setor que representa a segurança alimentar do país e que tem segurado o PIB

“Quem cortou o Orçamento do agro não entendeu qual o papel do setor neste momento de pandemia”, afirma o comentarista Alexandre Garcia. O jornalista lembra que, do valor esperado de R$ 10,3 bilhões que seriam utilizados para crédito e seguro rural, bem como para apoio à comercialização da safra, foram cortados R$ 2,75 milhões no texto aprovado pelo Congresso Nacional para Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. O presidente Jair Bolsonaro tem até 22 de abril para sancionar a proposta.

Garcia afirma que parece ser inexplicável propor esses cortes quando o agro é tão fundamental para a economia. “É a segurança alimentar do país, que evita problemas sociais, é o equilíbrio das contas externas, que pelo menos dá um apoio no PIB brasileiro, que tem sofrido tanto. O agro segurou o PIB brasileiro, segurou as contas externas, no balanço de pagamentos, na balança comercial. Será que o agro merece esse corte?”, indaga.

De acordo com o comentarista, poderia haver mais cortes onde há gordura. “Que é o tamanho do Estado brasileiro, que está muito pesado para prestar bons serviços públicos para a nação, para o pagador de imposto, para o eleitor e para aquele que produz alimento”, diz. “E o aumento da produção não é simplesmente o aumento, é aumento de tecnologia. Só tem mérito no trabalho do agro, e com todo esse mérito, não merecia esses cortes”, finaliza.