Diversos

Aprodrecimento de vagens e tombamento de plantas de soja são relatados em MT

Presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte destaca os problemas, mas vê quantidade de chuva com bons olhos

Alguns produtores rurais já deram início à colheita de soja em alguns municípios de Mato Grosso, como é o caso de Ipiranga do Norte, onde a estimativa é que 10% da lavoura já foi colhida. A safra 21/22 foi implantada dentro da janela ideal para a região. “Esse ano o plantio começou bem cedo com bastante umidade, assim que terminou o vazio sanitário as lavouras foram semeadas. Apesar da alta umidade estamos aí com 10% de área colhida, com cerca de 30% das propriedades já tendo iniciado a colheita”, comenta o presidente do Sindicato Rural do município, Loinir Gatto.

Um dos desafios dos produtores da região nesta temporada é o aparecimento de plantas na lavoura. “Esse problema de apodrecimento de vagens e tombamento de soja é grave. Nós estamos vendo muitas lavouras que estão deitando, caindo e simplesmente colando no chão, mas apesar do apodrecimento a chuva é boa e temos que aprender a viver e produzir com ela”.

Outra dificuldade relatada ao Sindicato é a aquisição de insumos para o próximo ciclo. “Temos muitos produtores que reduziram um pouco os tratos culturais e diminuíram o adubo. Aqueles que atrasaram na compra de insumos, fertilizantes e agroquímicos tiveram que manejar de forma diferente. Porém, a expectativa ainda é boa por conta da alta competência do homem do campo”, finaliza.