Diversos

Arroz: Brasil pode solicitar aos EUA renovação do benefício para exportação

Segundo a Abiarroz, a indústria irá avaliar o volume das exportações de arroz para os americanos para o próximo ano

Os Estados Unidos anunciaram o fim dos benefícios para a entrada do arroz parboilizado vindo do Brasil. O decreto que oficializada a medida foi assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e atende uma solicitação dos produtores norte-americanos.

A diretora-executiva da Abiarroz, Andressa Silva, destaca que o sistema atual de isenção é vigente até 31 de dezembro. No entanto, segundo ela, o setor poderá recorrer da decisão assinada por Trump. “A indústria vai avaliar o impacto global nas exportações do arroz para os americanos. É possível que, para o próximo ano, o setor solicite novamente o benefício”.

Para o comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, a medida não terá impactos significativos para o Brasil, mas evidencia que a relação comercial entre Estados Unidos e Brasil não trouxe vantagens para o agro brasileiro. “O Brasil saiu mais prejudicado em diversos aspectos dessa relação, seja no campo de investimentos ou no comércio”, pontua.

Segundo Daoud, a relação com os Estados Unidos ainda precisará se adequar as exigências de Joe Biden, caso o candidato seja oficializado como novo presidente americano. “Ele já deixou claro que fará pressões na questão ambiental e pode se juntar com outros países para cobrar isso. Cabe ao produtor brasileiro saber se defender dessas acusações, onde ele é vítima, pois ele não desmata”, diz.