Diversos

Arroz: com fim de benefício fiscal, Brasil terá taxa de 11% para exportar grão aos EUA

Medida atende a uma demanda dos produtores de arroz americanos, e segundo eles, tem como objetivo valorizar a indústria local

Foto: Divulgação / SCPar Porto de Imbituba

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou um decreto que retira os benefícios para a entrada de arroz parboilizado do Brasil. As informação são do Planeta Arroz, a partir de dados coletados junto à Associação das Indústrias do Arroz dos Estados Unidos (USA Rice).

Com a decisão, Trump atende a um pedido da indústria local e retirou o arroz da lista de commodities que estão livres de impostos. Com isso o Brasil terá que pagar taxas de 11,2% na exportação do grão a partir de 2021.

O Programa do Sistema Generalizado de Preferências (GSP) foi criado para auxiliar países em desenvolvimento a acessarem o mercado norte-americano. A pedido da USA Rice foi retirada uma das seis linhas tarifárias que beneficiavam o arroz parboilizado vindo de fora. Além do Brasil sofrerão impacto países como Argentina, Paraguai, Paquistão e Tailândia. A Índia também deve ser afetada.

A diretora-executiva da Abiarroz, Andressa Silva, destaca que o sistema atual de isenção é vigente até 31 de dezembro. No entanto, segundo ela, o setor poderá recorrer da decisão assinada por Trump. “A indústria vai avaliar o impacto global nas exportações do arroz para os americanos. É possível que, para o próximo ano, o setor solicite novamente o benefício”.