Diversos

Brasil deve bater recorde de exportação de mel em 2021

Nos nove primeiros meses de 2021, o Brasil exportou 40,6 mil toneladas de mel in natura

Nos nove primeiros meses de 2021, o Brasil exportou 40,6 mil toneladas de mel in natura.

Segundo o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, o país certamente vai bater o recorde do ano passado, quando exportou 45,7 mil toneladas do produto. “Além do  volume, a receita também cresceu exponencialmente em receita. No acumulado do ano, o setor já faturou US$ 139,6 milhões. Uma parte deste resultado é a depreciação do real em relação ao dólar, mesmo assim, o resultado é impressionante, e mostra o quanto a pauta de exportação do agronegócio brasileiro é diversificada”, diz.

No Brasil, o Paraná é o maior produtor e exportador de mel in natura.

Abelhas produzindo própolis e mel
Foto: Pixabay

Madeira e café

Outros dois produtos que devem se destacar na pauta de exportações do agronegócio brasileiro em 2021 é madeira bruta e o café.

No caso da madeira, o país exportou 2,15 milhões de toneladas de toras, de áreas de reflorestamento. “Neste setor, a evolução é impressionante. O Brasil saltou de 310 mil toneladas em 2017 para o resultado deste ano, quando deve estabelecer um novo recorde”, afirma.

No caso do café, no acumulado do ano, o país exportou 1,71 milhão de toneladas e deve se aproximar do resultado do ano passado, quando enviou 2,37 milhões de toneladas. “Além da bienalidade, no café, nós temos a questão da falta de contêineres, o que deve prejudicar um pouco o resultado”, explica.