Diversos

No Brasil, 65% dos produtores de soja utilizam sementes certificadas

Semana da Semente de Soja mostra a produção de sementes em cinco estados; na segunda reportagem da série, o assunto é controle de qualidade

Até atingir níveis de excelência, as sementes de soja passam por um controle de qualidade rigoroso. E o benefício aparece na hora da colheita, com produtividade na casa das 100 sacas de soja por hectare. Por isso, as sementes certificadas têm sido a escolha de cada vez mais agricultores.

De acordo com dados do setor, atualmente 65% dos produtores brasileiros da oleoginosa usam sementes certificadas. O que mostra o quanto o produtor está preocupado em aumentar o rendimento das lavouras e potencial de crescimento do setor.

“Tem uma grande fatia de agricultores que ainda não utilizam sementes certificadas. E o uso de sementes não legalizadas desestimula o mercado, especialmente porque existem empresas que gastam milhões em pesquisa”, diz José Renato, gerente de insumos da Cereal Verde, de Goiás.  

No campo, 50% da colheita começa pela qualidade da semente.

É possível classificar a qualidade de uma semente em quatro pilares: a qualidade fisiológica, que vai determinar o vigor e a germinação; a qualidade sanitária, que garante uma semente livre de doenças; a qualidade genética, que leva para lavoura a segurança de uma cultivar com as características procuradas pelo produtor; e a qualidade física, que significa que a semente tem padrão de peso e tamanho, que está livre de materiais contaminantes.

Segundo o pesquisador da Embrapa Soja José de Barros França Neto, estudos revelam que usar uma semente de alta qualidade, de alto vigor, proporciona ganhos em produtividade de até 12%. “Além da facilidade de estabelecer uma lavoura com uma população de plantas adequadas”, afirma.  

“Nós, os produtores de sementes, estamos comprometidos em entregar uma semente de qualidade na hora certa e com a tecnologia que o produtor precisa”, diz Anildo Kurek, diretor da Sementes Eliane.

O presidente da Aprosoja da Bahia, Leandro Kohn, reafirma a necessidade de sementes de qualidade, e que já chegam tratadas na propriedade. “Gerou uma comodidade muito grande no campo, onde temos hoje uma escassez de mão de obra qualificada para realizar o tratamento dentro da fazenda. O produtor está olhando com mais carinho para essa semente que vem pronta. É uma comodidade e acho que o produtor merece isso”, defende.

 A gerente de qualidade da Sementes Oilema, Sheila Bigolin, concorda. “Toda semente, antes de ser embarcada para o cliente final, é avaliada várias vezes durante o processo, tanto no beneficiamento, quanto no pós, armazenamento e no pré-embarque, para que o produtor tenha esse resultado na mão e a garantia de que o material que está sendo entregue tenha a qualidade necessária para estabelecer uma lavoura de alto desempenho”.

Semana da Semente de Soja

Nesta quarta-feira, 22, o tema da Semana da Semente de Soja, parceria do Canal Rural com a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), será “Armazenagem e Transporte”.