Diversos

Como a alta dos juros e da inflação impactam o crescimento da economia brasileira?

Celso Grisi, professor de economia da USP, diz que juros mais altos e risco fiscal afastam investidores do Brasil

A projeção para a inflação neste ano foi elevada, pela primeira vez, para um patamar de 7,05%, segundo projeções feitas pelo mercado. Na avaliação de Celso Grisi, professor de economia da Universidade Federal de São Paulo – USP – esse cenário, aliado a alta dos juros dificultam ainda mais o crescimento do Brasil.

“Para conter a alta da inflação, o país é obrigado a aumentar a taxa de juros da economia. Com o juro mais alto, a intenção do poupador é investir em títulos públicos e não levar para o consumo, isso leva a uma retração e torna o crescimento mais lento”, destaca o professor.

Ainda de acordo com Grisi, as preocupações na área fiscal do governo também impactam, pois acabam afastando os investidores, que, segundo o professor, são aqueles que geram emprego e criam demanda para a economia.

Ao falar sobre o cenário internacional, o professor diz que a crise no Afeganistão preocupa também a economia mundial, pois pode abalar os preços do petróleo. “Isso ainda impacta do ponto de vista geopolítico e militar. Sabemos que o Afeganistão é tradicionalmente hospedeiro do terrorismo, e isso é uma ameaça para a China, pois lá há muitas regiões com grande população afegã, o que pode levar há um movimento de desagregação entre os dois países”, pontua.