Diversos

Congresso da Aviação Agrícola terá abertura transmitida pelo Canal Rural em 19 de julho

Evento prévio terá o lançamento de um programa de qualificação do setor, além de rodadas de palestras, debates e mostras via web, de 20 a 22 de julho

aviação agrícola, avião, aeronave
Foto: Castor Becker Júnior/Sindag

Segurança operacional, drones, políticas para o setor, mercado aeroagrícola, ferramentas de gestão, pesquisas e novidades tecnológicas. Esses serão alguns dos assuntos em pauta na programação web do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que vai de 20 a 22 de julho. Com direito a um evento de abertura no dia 19, a partir das 17 horas, marcando também os 30 anos do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), além do lançamento do programa Boas Práticas Aviação Agrícola (BPAA). A programação da véspera será transmitida ao vivo pelo Canal Rural.

A iniciativa de boas práticas abrange o Sebrae e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) em uma cooperação técnica para incremento na gestão e operacionalização das micro e pequenas empresas do setor aeroagrícola. O objetivo é abranger gestores, pilotos, técnicos agrônomos e outros profissionais do setor e o projeto deve resultar ainda em um novo selo de qualidade para o setor aeroagrícola.

O evento de abertura do congresso terá ainda a aula inaugural da segunda turma de MBA em Gestão, Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola. Neste caso, trata-se do primeiro curso de pós-graduação do Brasil voltado especialmente para o setor aeroagrícola – fruto da parceria entre o Sindag, o Ibravag e a Faculdade Imed, do Rio Grande do Sul.

As inscrições ao Congresso AvAg são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.congressoavag.org.br . Podem participar desde empresários até estudantes, passando por pilotos, técnicos, agrônomos, pesquisadores, produtores rurais ou mesmo entusiastas do setor.

O evento terá uma plataforma gamificada, imitando os espaços de um congresso presencial. Pela ferramenta, os estandes de expositores contarão, por exemplo, com mural aberto, informações complementares dos produtos (para download), canais de chat ou WhatsApp e sala do Zoom (para conversa ao vivo em videoconferência).

O evento também abrange o XXIX Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola e o Congresso Científico da Aviação Agrícola, com oito trabalhos acadêmicos disputando uma premiação que será anunciada no dia 22 de julho. O combate a incêndios com aeronaves, segurança operacional, carreira no setor aeroagrícola, uso de produtos químicos ou biológicos e diversos outros temas deverão permear as rodadas de debates.