Diversos

Daoud: Mercado financeiro é sensível às más notícias

Comentarista do Canal Rural analisa como foi a semana na economia do país, que teve forte queda na bolsa e valorização no dólar

Com uma semana volátil na economia, o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, analisa que as mudanças no setor não ocorrem em pouco tempo e são geradas por expectativas do mercado financeiro e do governo. “O governo, responsável pela gestão da expectativa. Então se a gestão da expectativa é muito negativa, como foi nessa semana, a gente traz para o presente um cenário que os agentes financeiros resolvem se posicionar”.

Daoud explica que isso acontece porque o mercado é uma entidade movida pela ganância, devido a contratos futuros em commodities agrícolas. Esses contratos são feitos com base  variáveis econômicas, como inflação e câmbio. “Quando você tem uma mudança no cenário econômico que pode modificar essa variável, os investidores correm para fazer os ajustes. Isso provocou a queda de 4% na bolsa. Esse é um cenário propício para os especuladores, porque especulador eles não têm coração, e quando você tem essa volatilidade alguém perdeu e alguém ganhou”, complementa.

“Eu sempre digo o seguinte: nós temos que fazer o gerenciamento da nossa expectativa. Com isso, a gente traz um cenário otimista, os investimentos começam a acontecer e a economia vai andar de uma forma satisfatória”, comenta Daoud.