Economia

Daoud: Sem política agrícola que garanta produção de alimentos, inflação tende a subir

Comentarista do Canal Rural ainda afirma que Brasil pode enfrentar mais altas de preço no mercado interno

Vivendo um período de grandes altas de preços, como os da gasolina e do custo de produção elevado, o produtor rural tem visto seu lucro diminuir, passando por dificuldades. Com a suspensão de linhas de crédito por parte do BNDES, o agro acaba sendo ainda mais afetado por esse choque de preços.

“Estamos vivendo uma inflexão do sistema econômico mundial, que vinha com taxas de juros muito baixas desde 2008 e acabou contaminando o mundo inteiro. Isso, aliado ao crescimento da China, que demandou commodities que o Brasil exportou. Mas esse cenário acabou, apesar das commodities continuarem em alta, o preço de produção cresceu ainda mais, e acaba não sendo recompensador para o produtor”, diz o comentarista Miguel Daoud.

Ele afirma ainda que esse cenário pode ser bem exemplificado com a suinocultura no Brasil, que produz carne a R$ 8 o quilo que era vendida a R$ 6, não trazendo lucros ao produtor. O comentarista ainda afirma que teremos mais uma alta nos preços do mercado interno.

“Teremos alta do milho, da soja. O juros já estão muito altos para o mercado interno e vai diminuir ainda mais a demanda. Se não tivermos uma política agrícola que auxilie a garantir a produção de alimentos, a inflação tende apenas a subir”, conclui.