Diversos

Especialista dá dicas para evitar degradação de pastagens

Cerca de 60% da produtividade tem ligação direta com a fertilidade do solo e o investimento em fertilizantes adequados pode fazer a diferença

A sustentabilidade e a eficiência no campo estão diretamente ligadas à tecnologia. O uso adequado de fertilizantes ajuda nesse aumento de produtividade sem necessidade de expansão para novas áreas. “Cerca de 60% da produtividade tem ligação direta com a fertilidade do solo”, diz o gerente de produto da Mosaic Fertilizantes, Samuel Bortolin.

De acordo com Bortolin, o produtor deve manter os cuidados diante da degradação do solo, que esta presente em todas as culturas do Brasil, mas especialmente nas áreas de pastagem, onde metade das lavouras estão com solo em condições inadequadas.

“O uso adequado de fertilizantes favorece na retomada da produtividade do solo degradado, atuando na nutrição das plantas. No entanto, é importante lembrar que existem alguns condicionantes para que a terra esteja adequada para o perfeito desenvolvimento das lavouras. O solo precisa estar bem corrigido e o uso de calcário e gesso agrícola contribuem para essa condição”, ponta Bortolin.