Diversos

Exportações do agronegócio atingem recorde histórico em 2020

Segundo dados do Cepea, os embarques do complexo soja subiram 32%; vendas de açúcar e algodão também são destaque

O volume das exportações do agronegócio atingiram volume recorde. De janeiro a setembro, o crescimento foi de 16% na comparação com o mesmo período do ano passado. O faturamento também foi recorde, chegando a US$ 79 bilhões, elevação sobre 2019, segundo dados Cepea.

Neste ano, os embarques dos produtos complexo soja subiram 32%. O açúcar também teve destaque, com avanço de 71% nas exportações. Para as vendas externas de algodão em pluma o crescimento chega a 59%, de janeiro a setembro.

Segundo a pesquisadora do Cepea, Andrea Adami, os volumes de produtos se expandiram. Por outro lado, os principais destinos não tiveram alteração. “Ainda estamos vendo maior demanda dos países asiáticos, principalmente a China, que respondeu por 37% de tudo o que exportamos, com destaque para as importações de soja e de carne bovina, que vem crescendo nos últimos dois anos”, destaca Andrea.

Apesar da demanda elevada pelos países asiáticos, a pesquisadora do Cepea destaca fala da necessidade de o Brasil diversificar os destinos das exportações. “Temos vistos esforços no sentido de ampliar as vendas para países árabes, Oriente Médio. Além disso, temos um potencial muito bom na Europa, principalmente para itens como café, suco de laranja e frutas, por exemplo”, ressalta.