Feiras e Eventos

Confira as novidades do último dia da Dinetec, em Mato Grosso

Nova variedade de soja, plantadeira mais eficiente e adubo econômico foram alguns dos destaques da feira realizada em Canarana

No último dia da Dinetec, o fechamento de negócios e a satisfação do público foram o ponto alta da feira, com destaque também para colheita simbólica da soja. No entanto, o que os produtores mais aguardam são as tecnologias que já poderão ser aplicadas na próxima safra, como uma variedade precoce e com alto potencial produtivo da GM Seeds, empresa que trouxe tecnologia de sementes desenvolvida em Minas Gerais.

“É uma soja que vai chegar entre 95 a 100 dias, dando o que o produtor quer: um ciclo curto com produtividade, já que ela entrega 70 sacos por hectares em condições favoráveis. Em um ano bom, acredito que seja de 65 sacos para cima com tranquilidade, já que é um material que tem muita vagem de quatro grãos”, disse o representante da empresa, Francisco Calil.

A novidade chamou atenção,tanto que o pecuarista Aldo Bissoloti, de Água Boa (MT), pensam em integrar a agricultura na propriedade. “Achei muito boa essa variedade. Eu sempre trabalhei com lavoura e o material é muito bom, para região está dando certo. Vou começar a integração lavoura pecuária, floresta”

Na linha de maquinários , a tecnologia de ponta foi a grande atração nos estandes. A Massey Ferguson trouxe como novidade para a região uma plantadeira de alta precisão e agilidade no cultivo. “O que você consegue com ela é ter mais área plantada no dia, com uma qualidade na distribuição muito maior. Com essa plantadeira, você consegue ter 99,6% na qualidade e na distribuição, então é praticamente 100%. É isso que nós buscamos para proporcionar ao agricultor: qualidade desde o início do plantio’, falou Edilso Junior Santi, representante da Massey Ferguson.

Em termos de adubação, também teve novidades no evento: um fertilizante sem química no produto, com reação imediata no solo, fácil absorção e muita eficiência em menor volume de aplicação. Segundo o fabricante, certeza de economia para o bolso do agricultor. “Hoje nós temos uma comparação com essa cultivar que nós estamos usando, Utilizamos 200 quilos do nosso produto, enquanto o normal é uma média de  quatro toneladas e, nessa comparação, não temos nenhuma diferença na soja, pelo contrário, já vieram produtores aqui dizendo que essa soja está mais bonita que o comparativo com quatro toneladas”, contou o supervisor comercial da Fertile, Diogo Rezende.

O encerramento do Dia de Negócios e Tecnologias foi bem movimentado com praticamente todos os estandes lotados. Um cenário muito comemorado para expositores e organizadores do evento.