Feiras e Eventos

Evento dá dicas para avanço no financiamento de projetos sustentáveis

Organizado pelo Canal Rural em parceria com o Sistema OCB e OCB-Amazonas, o 2° Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo foi realizado em Manaus (AM)

Apresentar cases de sucesso e fornecer dicas de como produtores rurais e cooperativas agrícolas podem desenvolver projetos inovadores e sustentáveis — e conseguirem captar financiamento a partir dessas ações. Esses foram os pontos principais do 2° Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo. Organizado pelo Canal Rural, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB) e a OCB-Amazonas, o evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (6), em Manaus (AM).

Diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira enalteceu o fato de o seminário reunir especialistas que, de forma geral, se propuseram a ajudar “no quesito financiamento sustentável”. “A gente ouviu o BNDES e a Amazônia Mais Florestas, que mostraram uma série de programas, recursos e projetos que o agricultor, a cooperativa e a sociedade podem contratar para apoiar nesse processo de redução das emissões [de gases poluentes]”, comentou o executivo, que foi o moderador desta edição do evento.

“Costumo dizer que a Amazônia é a vitrine da sustentabilidade” — Giovani Ferreira

E, na visão de Ferreira, nada melhor do que ir para a maior cidade da região amazônica para discutir a implementação de ações sustentáveis. “Costumo dizer que a Amazônia é a vitrine da sustentabilidade. Não tem como a gente falar de agronegócio, falar de redução de emissões [de gases], de mitigar os efeitos de mudanças climáticas sem falar da Amazônia”, complementou o diretor de conteúdo do Canal Rural.

giovani ferreira - canal rural - Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo
Giovani Ferreira é diretor de conteúdo do Canal Rural | Foto: Reproduçãot

Presidente da OCB-Amazonas, José Merched Chaar comemorou, pois acredita que os conteúdos compartilhados em meio às palestras que marcaram o evento terão valor no dia a dia do agricultor e das cooperativas locais que se interessem pelos temas destacados: inovação e sustentabilidade. “O Canal Rural acendeu um farol [sobre os assuntos]”, declarou.

Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo: próximos encontros

A primeira edição do Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo ocorreu em Curitiba (PR), onde se discutiu os compromissos firmados pelo Brasil na Cop 26. No próximo mês, outros dois encontros irão encerrar o ciclo. No dia 3 de agosto, o evento terá Belo Horizonte (MG) como sede. No dia 24 será a vez da capital federal — Brasília — receber as palestras e os debates sobre a temática em questão.