Diversos

Sem aumento da oferta de alimentos, será difícil controlar a inflação, diz Daoud

A inflação oficial do país registrou o maior resultado dos últimos 25 anos em maio, com o IPCA chegando em 0,83%, segundo o IBGE

A inflação Índice Nacional de Preços ao Consumidor amplo (IPCA) ficou em 0,83% em maio, o maior resultado para um mês desde 1996, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice também está 0,52 ponto percentual acima da taxa de 0,31% registrada em abril.

“Nós já vínhamos falando que a questão inflacionária teria um processo de alta. O problema é quando ela chega nesse nível acaba se disseminando para outros setores da economia e se tem dificuldades para controlar a alta nos preços”, destaca o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud.

Na avaliação do comentarista, a alta dos preços começou nos alimentos e já se espalhou para outros produtos, como energia elétrica e petróleo.

“Essa inflação que aí está não se combate com alta de juros, pois é uma inflação que se dá pelo lado da oferta. Portanto, se não aumentarmos a oferta de alimentos teremos problemas ainda maiores”, complementa.