Diversos

Frio: massa de ar polar chega ao Sul e derruba temperaturas

Somar Meteorologia diz que no Rio Grande do Sul, algumas cidades tiveram a temperatura máxima no menor nível do ano; outras ainda tiveram sensação térmica negativa

granizo frio

A quinta-feira, 9, começou com tempo firme na maior parte do Sul do país devido ao avanço de uma nova massa de ar seco. Apenas na campanha gaúcha, sul do Rio Grande do Sul e serra gaúcha ocorre registro de garoa isolada,  resquícios da frente fria que passou.

A Somar Meteorologia afirma que o grande destaque fica por conta das temperaturas, que estão em queda em toda a região Sul do país devido ao avanço de uma nova massa de ar polar. No Rio Grande do Sul, algumas cidades tiveram a temperatura máxima no menor nível do ano.

Bagé (RS) registrou 9,9 °C  e igualou à menor máxima até então que havia ocorrido no dia 02 de junho. Capão do Leão (RS) teve 11,9 °C sendo que a menor máxima até então havia sido de 12,2 °C. E São Vicente do Sul (RS) registrou 11,3 °C , sendo que a menor máxima até então havia sido de 11,9 °C.

Além disso, duas cidades do estado registraram sensação térmica negativa neste início de madrugada de quinta-feira devido às baixas temperaturas e aos ventos moderados. De acordo com as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Quaraí teve 2,9 °C às 2h da madrugada, mas com sensação térmica de -0,2 °C. Vacaria registrou 5,8 °C com sensação térmica de -0,1 °C.

Quanto ao Sudeste, uma chuva fraca ocorre em pontos isolados do litoral sul paulista, baixada Santista, região metropolitana, região de Campinas e região de Botucatu devido à passagem de uma frente fria. Nas demais áreas do Sudeste e em todo o Centro-Oeste, o tempo firme predomina, com variação de nuvens no céu.

Quanto ao Nordeste, o tempo firme predomina em grande parte da região devido ao predomínio de uma massa de ar seco. Pancadas de chuva de intensidade moderada a forte ocorrem apenas na faixa leste da região, principalmente no litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte devido aos ventos úmidos que sopram do oceano.

Já no Norte, o tempo firme predomina em todo o estado do Tocantins, sul do Pará e Roraima, sem registro de chuva. Na faixa que se estende desde o Amapá, incluindo o nordeste e noroeste do Pará, parte do Amazonas e Rondônia, pancadas de chuva de intensidade moderada a forte e com trovoadas ocorrem devido a instabilidades tropicais.