Nacional

'Agro que usa agrotóxico sem respeito à saúde humana estava em Brasília', diz Lula

Presidente da República também afirmou que participantes da manifestação serão investigados e punidos

Em declaração sobre os atos antidemocráticos ocorridos neste domingo (8) em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que possivelmente haveria produtores rurais que adotam práticas proibidas de manejo entre os envolvidos na manifestação que resultou na invasão e no vandalismo do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.

“Aquele agronegócio que quer utilizar agrotóxico sem nenhum respeito à saúde humana possivelmente também estava lá. E essa gente toda vai ser investigada, vai ser apurada e vai ser punida”, disse Lula na declaração realizada em Araraquara (SP).

Lula taxou o movimento de barbárie. “Pessoas que chamamos de fascistas invadiram as sedes do governo. São verdadeiros vândalos”.

De acordo com o presidente, houve falta de segurança em Brasília. “Todas as pessoas [envolvidas na invasão antidemocrática] serão encontradas e punidas. A democracia garante o direito de liberdade, livre expressão, mas também exige respeito às instituições”, declarou.

Conforme Lula, os manifestantes envolvidos nos atos são o que podem ser chamados de “nazistas fanáticos”, que fizeram “o que nunca antes foi feito nesse país”, afirmou.

O presidente também anunciou que serão feitas investigações para descobrir quem são os financiadores dos vândalos que foram à capital federal invadir as sedes dos Poderes.